As forças de mercado que interferem na logística de transportes fogem do controle do gestor de frotas. Contudo, o gestor pode otimizar a eficiência na gestão de frotas analisando os cenários futuros.

O aperfeiçoamento dos processos e o controle das operações logísticas podem mitigar o impacto do preço dos combustíveis, reduzir os custos por transporte e o tempo médio da operação.

Quer saber quais os benefícios de uma gestão de frotas eficiente? Confira as seis dicas que a Unidata levantou para você!

1 – Cumprindo fielmente a legislação

É muito importante treinar a sua equipe para manter uma conduta exemplar no trânsito: não ingerir álcool ou medicamentos proibidos, praticar direção defensiva, manter a velocidade permitida da via, sem excesso de frenagens, são comportamentos essenciais.

Dessa forma, será possível reduzir os gastos com combustível e aumentar a vida útil das peças do veículo. Vale lembrar que o respeito às leis de trânsito e à segurança evita acidentes, transtornos com fiscalização, multas, retenção de veículos etc.

2 – Proibindo uso indevido dos veículos

É comum os motoristas utilizarem os veículos da empresa para atividades particulares, mas esse deslocamento pode gerar desgaste nos carros.

Enxergar o veículo como instrumento de trabalho é uma política interna que deve ser constantemente trabalhada com a equipe, para que ações como essa sejam vistas como desvio de conduta e não como uma prática comum e aceitável.

Para evitar um possível descontrole nos custos, devido a esse uso indevido dos veículos, é necessário que a empresa adote sistemas de rastreamento de frotas em tempo real ou controle as médias através de telemetria.

3 – Controlando de perto a manutenção dos veículos

Registre as datas e padrões de uso dos veículos, pois assim você saberá a melhor hora para trocar as peças e as formas mais adequadas de conservação deles.

Essa atitude ajuda não apenas no controle, mas também na segurança e prevenção de acidentes e transtornos causados pela falta de manutenção. E isso, consequentemente, previne gastos extras.

4 – Economizando com rotas mais eficientes

Crie um bom planejamento de rota, com trajeto mais rápido e menor custo. Rotas mais eficientes envolvem variáveis como segurança no trajeto, qualidade da via, modelo do veículo etc.

As tecnologias de GPS atuais permitem esse planejamento, inclusive ajudam a pensar em alternativas quando as rotas de costume possuem alguma interferência causada por obras, acidentes ou estragos decorrentes de eventos da natureza.

5 – Controlando o abastecimento da sua frota

Controlar o abastecimento da frota traz inúmeras vantagens para a empresa. Quando existe um controle do consumo mensal de combustível é possível fazer planos futuros mais assertivos. Sobretudo, quando sabemos quais modelos de veículos consomem mais.

Esse controle gera uma influência determinante nas decisões de compra quando chega a hora de renovar a frota.

Além disso, o controle do abastecimento da frota, especialmente se for realizado com as soluções adequadas, permite a administração de todas as informações de forma centralizada e em tempo real, além da total transparência nos processos de abastecimento e na identificação dos funcionários envolvidos, bem como das datas e das quantidades abastecidas.

6 – Planejando a implantação de soluções de automação de abastecimento de frota

Quando você aprimora a eficiência da sua gestão de frotas você eleva a reputação de sua empresa no mercado e constrói um diferencial competitivo em relação à concorrência.

O planejamento e execução na implantação de sistemas tecnológicos que resolvam os gaps operacionais é fundamental para aprimorar o trabalho e otimizar a gestão das frotas.

Conheça as soluções da Unidata para a automação de abastecimento de frotas e garanta uma economia real de custos.