Relacionar isolamento social a algo positivo não é fácil. Porém, neste momento, quando nos deparamos com diversas incertezas geradas pela pandemia da Covid-19, é o momento de mantermos a qualidade de vida mesmo nesse período adverso.

A Unidata acredita na valorização do ser humano e em suas relações sociais. É importante trabalhar a cordialidade, a cooperação, a empatia e principalmente a reflexão sobre o momento em que a humanidade atravessa e suas consequências.  Por isso, nesse post, ressaltamos a importância de mantermos o equilíbrio durante o período de reclusão. Confira:

Apesar do isolamento social, usualmente, ter conotação negativa e relacionar-se a doenças mentais como depressão e esquizofrenia; ao abandono de pessoas fragilizadas como idosos, doentes e miseráveis; diante de ameaças globais como a pandemia do coronavirus (Covid-19), surgem conotações altamente positivas para o isolamento social como autoproteção, proteção dos outros, da família, do ambiente de trabalho e da sociedade.

Há também uma atenção especial aos sistemas de saúde para que eles não cheguem à exaustão ao ponto de não possuir estrutura para atender a demanda de casos mais graves e urgentes.

Esse isolamento social é restrito ao contato físico e respiratório com outras pessoas. O atual isolamento social tem as seguintes recomendações:

  • Não tocar nas outras pessoas.
  • Manter distância mínima de dois metros das outras pessoas em ambiente de trabalho, refeitório, transporte público, vias públicas etc.
  • Evitar tocar em superfícies que não as de uso estritamente pessoais como mesas, maçanetas, corrimões etc.
  • Ao espirrar e tossir, proteger a boca com o cotovelo e depois lavá-lo e, se possível, desinfetá-lo com álcool gel ou álcool líquido, ambos 70%, lenços descartáveis são outra opção de proteção.
  • Em caso de sintomas respiratórios (coriza, tosse, espirro, secreção nasal ou na garganta), comunicar ao RH da Unidata e solicitar orientação do médico do trabalho da empresa ou do médico do convênio.
  • Exercitar-se. Yoga, ginástica, flexões, alongamentos, dança etc.
  • A higienização correta é a medida essencial para o controle da pandemia.

Você pode aproveitar esse isolamento social para se conectar com as pessoas que você ama, usar esse tempo em família para participar ativamente da vida das pessoas mais próximas a você. Ou mesmo que isso não possa ser fisicamente, a distância social não significa nenhum contato social. Use as redes sociais para aproximar-se, faça videochamadas, mande mensagens, fotografias.

Continue acompanhando as notícias em nosso site.