Você sabia que simples atitudes ao volante ajudam a economizar combustível? Seguindo-as à risca, é possível não apenas diminuir o consumo de combustível, mas também preservar o meio ambiente.

O cuidado na direção e a manutenção correta do veículo fazem parte de alguns desses hábitos recomendados. Confira as dicas que nós, da Unidata Automação, separamos para você  e comece a praticar agora mesmo:

1. Desacelere

Manter uma velocidade constante economiza combustível. Não acelere bruscamente, use seu pé direito de forma progressiva.

2. Economize no freio

Tire o pé do acelerador com antecedência e deixe que o motor se encarregue de reduzir a velocidade do carro. Freadas bruscas só servem para gastar combustível sem necessidade.

3. Aumente a marcha

Dirigir em marchas mais baixas que o necessário é um desperdício de combustível. Sempre que puder manter uma velocidade constante, tente usar a marcha mais alta possível.

4. Controle o uso do ar-condicionado

O ar-condicionado ligado pode representar 10% a mais no gasto de combustível. Entretanto, na estrada, as janelas fechadas melhoram a aerodinâmica e, consequentemente, o consumo cai.

Portanto, vale usar o bom senso para mantê-lo ligado ou não, dependendo do contexto.

5. Diminua o peso do veículo

Peso extra consome mais combustível. Retire o desnecessário de dentro do carro, mas mantenha o estepe, o macaco e as ferramentas.

6. Use o freio motor

Faça uso do freio motor em declives acentuados. E nada de deixar o carro na “banguela”.

7. Calibre os pneus

A calibragem dos pneus conforme a recomendação do fabricante e as rodas devidamente alinhadas também ajuda na economia de combustível.

8. Mantenha a distância

Mantenha uma distância razoável do carro à sua frente para poder antecipar as manobras e acompanhar o fluxo do trânsito. Isso aumenta a segurança e evita acelerações desnecessárias e freadas que acabam gastando combustível.

9. Configure o computador de bordo

Configure o computador de bordo para mostrar consumo imediato ou o consumo médio e fique sempre atento aos números.

10. Faça as revisões periódicas/preventivas

Cuide do seu veículo, faça revisões e as manutenções preventivas. Um motor mal regulado pode gastar muito mais combustível e gerar mais emissões de CO².

Gostou das dicas para economizar combustível? Então, siga a Unidata Automação no LinkedIn e acompanhe nossos próximos conteúdos!