Os custos com combustível nas indústrias estão entre os maiores gastos operacionais do setor. E controlar o combustível consumido pela frota pode ser um grande desafio, até mesmo para os administradores mais experientes.

Confira neste artigo alguns passos para melhorar o controle de combustível dos veículos nas indústrias:

CONTROLE MINUCIOSO DOS CUSTOS

Existem diferentes maneiras de controlar os custos de combustível na indústria. Saber o valor gasto com abastecimento é a primeira delas.

Pode parecer óbvio, mas se não há o controle efetivo destes gastos é possível que haja, uma falha importante, que pode comprometer a saúde financeira da empresa.

AUTOMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA LOGÍSTICA

Ter uma logística baseada em tecnologia e automação também contribui para manter um monitoramento mais eficaz do que é gasto em operações, até mesmo no transporte.

Afinal, quando automatizamos processos dedicamos um tempo maior para a execução de tarefas que não podem ser automatizadas. Usar a tecnologia em favor da empresa é, sem dúvida, uma forma mais inteligente de gerenciar, acelerar resultados e economizar.

TREINAMENTO E ORIENTAÇÃO

O controle de combustível nas indústrias é fundamental para assegurar uma gestão eficiente e garantir resultados satisfatórios.

Por esse motivo, é importante orientar os motoristas sobre ações que podem interferir no consumo de combustível, como excesso de velocidade, acelerações e frenagens bruscas, utilização de marchas erradas etc.

Treinamentos constantes e observação individual e em grupo sobre os comportamentos durante a direção contribuem para uma gestão mais eficiente e para a manutenção de um canal de comunicação contínuo, que visem à melhoria constante dos trabalhos.

GESTÃO CONSTANTE DA MANUTENÇÃO DOS VEÍCULOS

Não podemos esquecer que a manutenção preventiva da frota também é fundamental para garantir esse controle. Atentar-se para esse ponto é manter não apenas a eficiência da frota e a excelência dos serviços, mas também a segurança.

EQUIPE ESPECIALIZADA EM OPERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS

Além de todos esses procedimentos, ter uma equipe especializada na operação de abastecimento garante o controle total do combustível destinado à frota industrial.

Contar com uma equipe que compreende os processos de abastecimento e os executa com excelência é fundamental para uma gestão qualificada e segura, que traz bons resultados. Por isso, manter equipes especializadas é, na verdade, um investimento.

Gostou das nossas dicas para otimizar o controle de combustível nas indústrias? Então, siga a Unidata no LinkedIn e acompanhe nossos próximos conteúdos!