Para que o controle de combustíveis seja eficaz, não apenas a tecnologia utilizada deve ser levada em conta. Equipamentos eletrônicos são, indiscutivelmente, ferramentas úteis, uma vez que otimizam a exatidão das informações e automatizam os processos, gerando mais agilidade e segurança.

Entretanto, inúmeras variáveis interferem no controle real do abastecimento e todas devem ser ajustadas para garantir, efetivamente, o funcionamento do sistema. Nesse post iremos abordar o que você deve fazer para não cometer erros no processo de controle de combustíveis. Confira!

Manutenção

Assim como o sistema de automação de controle de combustíveis, todo sistema, seja ele qual for, necessita de manutenção. É necessário cuidar de todos os itens, tais como equipamentos, leitores, tags, válvulas etc. e essa atividade deve ser realizada por pessoas treinadas.

A Unidata disponibiliza os melhores profissionais para a manutenção da sua solução. A manutenção periódica realizada por quem entende do assunto trará benefícios em curto prazo, pois reduzirá seu consumo total de combustíveis e ajudará a evitar desvios e furtos.

Avaliação de resultados

Os trabalhos que envolvem combustíveis como gasolina, etanol e óleo diesel estão sujeitos a desvios e furtos. Esses combustíveis desviados podem ser facilmente comercializados de forma clandestina, uma vez que existe um mercado paralelo para comercialização ilegal desses ativos.

Por isso, é necessário implementar soluções de controle para garantir que cada gota do seu combustível esteja totalmente segura. Para uma avaliação de resultados efetiva e confiável, utilize sempre medidores que ofereçam resultados precisos, tais como de níveis, odômetros, horímetros, volumes de tanques e rastreadores GPS, por exemplo.

Gestão eficiente

Equipamentos e tecnologias de controle de combustíveis representam uma parte da solução. A outra parte é composta pelos operadores que trabalham na área. Esses profissionais de operação de combustível precisam saber que os dados coletados em campo são monitorados o tempo todo. E o engajamento dos gestores é essencial para esclarecer que o sistema de automação veio para adicionar valor ao seu negócio.

Tenha ainda em mente que o sucesso no controle de abastecimento de combustíveis implica em inúmeros desafios. Comece pela implantação de uma solução integrada para executar com perfeição a administração desse valioso recurso. Seguindo essas orientações, certamente, você começará a ter resultados satisfatórios no seu negócio. Para soluções em controle de abastecimento de frota, conte com a Unidata.

Quer saber mais sobre a Unidata, sobre controle de combustíveis e sobre os nossos produtos e serviços? Entre em contato conosco.